26.9.10

O cheiro dos Livros...


Ontem fiz uma das minhas incursões à FNAC. O mundo da tecnologia a bombar…
Visitei as ilhas dos LCDs, estudei os preços (é urgente um upgrade cá por casa) e de igual modo passei pelo espaço dos computadores.
Neste mundo em constante evolução dei por mim a olhar “desconfiada” para um desses livros electrónicos, os Kindles e uns outros que andam a rondar por aí…
Não me convencem… são frios, impessoais, não têm cheiro!
Adoro o gesto de pegar num livro, acariciar a sua capa e lombada, senti-lo nas mãos, sentir o seu cheiro, sim, porque cada livro tem o seu próprio cheiro, folheá-lo e ao passar os dedos pelas suas folhas, deixar lá ficar as minhas impressões digitais e mergulhar na sua história…
Um pormenor (mania minha…) não gosto quando não trazem marcador : (
Sinto-me bem ao deambular por entre os livros, esperar que um ou dois me pisque o olho e depois levá-lo(s) para casa. Ontem, a piscadela mais interessante foi a do livro “Pilares da Terra – Volume I” de Ken Follet… cheira a terra e já está no meu escritório, na prateleira dos livros que se seguem… Concordo com a publicidade de que os livros electrónicos são amigos do ambiente. Poupa-se uma quantidade enorme de papel. É verdade!!!!!
Contudo, quem me tira os livros reais, palpáveis, que têm perfume, tira-me tudo… em minha casa há livros espalhados por todas as divisões, mas mesmo todas, não conseguiria viver de outra forma. Já dizia Cícero “ A room without books is like a body without a soul…”

Sem comentários: